top of page

Aprender é fundamental. Podemos dizer que, a partir do momento em que nascemos, estamos aprendendo com tudo e todos a nossa volta.

 Esse processo, contudo, nem sempre ocorre de forma adequada ou, mesmo na ausência de dificuldades, é necessário otimizá-lo para obter um melhor desempenho profissional ou escolar.

A psicopedagogia trabalha com a aprendizagem humana, no diagnóstico e terapia das dificuldades escolares, promovendo junto ao indivíduo uma melhor atuação nas várias aprendizagens que são requeridas na vida, melhorando significativamente o seu desempenho escolar.

No que se refere ao trabalho com a aprendizagem, é importante lembrar que a atuação não se restringe a pessoas com problemas de desempenho escolar. Pode-se aprimorar as formas de aprender, o que gera melhor desempenho profissional e também em outras áreas da vida. Assim sendo, a psicopedagogia tem também uma participação significativa em treinamentos e assessorias empresariais, visando a capacitação profissional.

Algumas áreas de atuação da psicopedagogia são listadas abaixo:

- Dificuldades de aprendizagem escolar, de “acompanhamento” do conteúdo, dificuldades de atenção e concentração, dificuldades de comportamento.

- Relação de aprendizagem, ensinante e aprendente, trabalho no relacionamento escola- professor-aluno-família.

- Motivação e resgate do prazer em aprender, do poder de simbolizar, criar e agir na construção do conhecimento.

- Promoção do desenvolvimento cognitivo de acordo com a modalidade de aprendizagem preferencial do indivíduo.

- Autonomia e organização do aluno em atividades diárias familiares e escolares.

- Dificuldades da aprendizagem da leitura-escrita.

- Dificuldades de raciocínio lógico-matemático.

- Velocidade de execução de tarefas.

Logo Tânia Bello.png
bottom of page